26 de mar. de 2012

Modelo de prova para o 2º ano do E. Médio - Português

A disciplina do amor

        Foi na França, durante a segunda grande guerra. Um  jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. [...]Assim que via o dono, ia correndo ao seu  encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. [...]
        Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé,  atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava a sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu posto de espera.
       O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. [...] Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Todos os dias.
      Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.[...]. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.[...]
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
 1) O trecho do texto que explicita o fato que desencadeia a história é
a) ”Foi na França, durante a segunda grande guerra”.
b) “[...] as pessoas foram se esquecendo do jovem [...]”
c) “Um jovem tinha um cachorro [...]”
d)“[...] Continuou a ir diariamente até a esquina [...]”

Duas Almas

Ó tu, que vens de longe, ó tu, que vens cansada,
entra, e sob este teto encontrarás carinho:
eu nunca fui amado, e vivo tão sozinho,
vives sozinha sempre, e nunca foste amada...

A neve anda a branquear, lividamente, a estrada,
e a minha alcova tem a tepidez de um ninho.
Entra, ao menos até que as curvas do caminho
se banhem no esplendor nascente da alvorada.

E amanhã, quando a luz do sol dourar, radiosa,
essa estrada sem fim, deserta, imensa e nua,
podes partir de novo, ó nômade formosa!
Já não serei tão só, nem irás tão sozinha. 

Há de ficar comigo uma saudade tua...
Hás de levar contigo uma saudade minha...
WAMOSY, Alceu. Livro dos Sonetos. L&PM.

2) No verso "e a minha alcova tem a tepidez de um ninho" (v. 6), a expressão sublinhada dá sentido de um lugar :
a) aconchegante. 
b) belo. 
c) brando. 
d) elegante. 
3) Marque a opção cuja sequência preenche corretamente as lacunas deste período: “Muito....., disse ela. Vocês procederam......, considerando meu ponto de vista e minha argumentação .....”.
a) obrigado o certos –sensata
b) obrigada – certo – sensatos
c) obrigada – certos – sensatos
d) obrigada – certos – sensata

4) Marque a opção que completa de forma correta os espaços da frase: “....erros nesses cálculos que ...... à pressa e de cabeça; no escritório não ..........máquinas de calcular”.
a) Podem haver – se fez - havia
b) Podem haver – se fizeram haviam
c) Pode haver – se fez - tinham
d) Pode haver – se fizeram – havia

5) Assinale o erro de regência verbal.
a) Ele assistia com carinho os enfermos daquele hospital.
b) Não quero assistir esse espetáculo.
c) Carlos sempre assistiu em Belo Horizonte.
d) Não deixe de assistir àquele jogo.

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